quarta-feira, 22 de abril de 2009

Semana agitada no Cinema da Fundação

Programação:

Tony Manero(Chile, 2008). De Pablo Narrain. Com Alfredo Castro, Paola Lattus, Héctor Morales. Em meio ao contexto social da ditadura de Pinochet, Raúl Peralta, um homem na faixa dos 50 anos de idade, é obcecado pela idéia de personificar “Tony Manero”, o personagem de John Travolta no filme Os Embalos de Sábado à Noite. Raúl lidera um pequeno grupo de dançarinos, que regularmente se apresenta num bar da periferia. Todo sábado à noite, ele libera sua paixão pelas músicas do filme imitando seu ídolo. Seu sonho de ser reconhecido como um bem-sucedido astro do showbiz está prestes a se tornar realidade quando a emissora nacional de TV anuncia um concurso de imitadores de “Tony Manero”. Sua ansiedade em reproduzir o ídolo o leva a cometer uma série atos assustadores e o revela um psicopata. 18 anos. Sexta (17): 18h30/20h30 - Sábado (18): 16h30/18h30/20h30 - Domingo (19): 16h/18h - Terça (21): 18h

Entre os Muros da Escola(Entre Les Murs, França, 2008). De Laurent Cantet. O vencedor da Palma de Ouro em Cannes, ano passado, é um registro dramatizado de um ano letivo numa escola do subúrbio de Paris. Um filme sobre alunos e professores, o ponto de vista é, mesmo assim, do jovem professor François Bégaudeau, que precisa repensar fórmulas e regras para se adequar aos desafios diários do ensino numa França (e numa Europa) cada vez mais mista, social e culturalmente. Cantet, diretor de A Agenda e Em Direção ao Sul, consegue captar os conflitos internos com naturalidade impressionante. Indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro. Palma de Ouro em Cannes. 12 anos. Sexta (17): 16h - Domingo (19): 20h

Iron Maiden - Flight 666 (foto 3)Depois da apresentação tida por muitos como histórica, no Recife, há três semanas, a banda Iron Maiden chega ao Cinema da Fundação através do filme inédito Flight 666. O filme acompanha parte da turnê mundial "Somewhere back in time", em que a banda de heavy metal percorreu 13 países a bordo de seu Boeing 757 customizado, pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson. O filme mostra a intensa rotina dos ingleses na estrada, desde a necessidade periódica de terem que se adaptar às mudanças de fuso-horário até a pressão constante de garantir que cada apresentação esteja à altura da expectativa dos milhares de fãs que têm ao redor do mundo. 14 anos. Terça (21): 20h.

24 City (foto 2)De Jia Zhang-ke. China. Seleção Oficial F3C 2008, Seleção Oficial do Festival de Cannes 2008. Chengdu, dias atuais. O estado possui 420 fábricas que virão abaixo para dar lugar a um complexo de apartamentos de luxo chamado 24 City. Três gerações, oito personagens: velhos operários, executivos e yuppies da fábrica e suas histórias se fundindo à história da China. Quarta (22): 17h20 - Sexta (24): 18h.

A Erva do Rato De Julio Bressane. Brasil. Seleção Oficial F3C 2008, seção Orizzonti Mostra de Veneza 2008. Ele e Ela andam por um cemitério perto da costa. Os pronomes são seus nomes. Eles não se conhecem e são as únicas criaturas vivas naquele lugar. Num certo momento, pisando numa pedra solta no chão, Ela tropeça e cai, e é prontamente ajudada por Ele. Ela, uma professora, cujo pai morrera três dias antes, agora não tem mais ninguém no mundo. Olhando para esta situação, Ele se oferece para tomar conta dela pelo resto da vida. Este é o começo de um relacionamento sinistro. O filme foi livremente inspirado nos contos de Machado de Assis, A Causa Secreta e Um Esqueleto. A exibição terá a presença do diretor, com debate após a projeção. Quinta (23): 20h.

Tirador De Brillante Mendoza. Filipinas. Seleção Oficial F3C 2008. Em Manila, as festas da Semana Santa estão a todo vapor enquanto a campanha eleitoral está começando. Nas ruas escuras das favelas, a polícia procura os tiradores, esses batedores de carteira que operam no bairro comerciante de Quiapo. Entre corrupção e devoção, os políticos subornam os cidadãos por um voto, outros rezam para uma vida melhor. Tendo como pano de fundo uma guerrilha urbana, Tirador é uma incursão quase documental e crua no cotidiano dos esquecidos da capital filipina. Quinta (23): 18h10.

Baara De Souleymane Cissé. Mali. Seleção Montgolfières d’Or. Um jovem camponês maliano trabalha como 'baara', isto é: carregador de bagagens em Bamaco. Um dia, faz amizade com um jovem engenheiro. Este passa a protegê-lo, ajudá-lo nos seus problemas com a polícia e consegue um emprego para ele na fábrica. O engenheiro, que estudou na Europa, tenta aplicar suas idéias liberais dentro da fábrica. Ele se opõe ao sindicato "da casa" submisso ao patrão, e entra em conflito com diretoria da fábrica. Quarta (22): 15h30.

Eles Não Usam Black-tie De Leon Hirszman. Brasil. Seleção Montgolfières d’Or, Festival de Veneza – Leão de Ouro, Festival de Cannes - Prêmio Especial do Júri. Tião, jovem operário, engravida Maria, colega de fábrica, e resolve marcar o casamento. Em meio às dificuldades existentes na vida do casal, uma greve acaba surgindo. Otávio, pai de Tião e veterano líder sindical, adere à greve e entra em choque com a polícia, sendo espancado e preso. Já Tião, que não se envolve no conflito existente, acaba indo contra o seu pai, surgindo então um conflito no interior da família. Sexta (24): 15h30.

The Chaser (foto 1)De Na Hong-jin. Coréia do Sul. Seleção A l’heure du Genre, Festival de Cannes (fora de competição, Seleção Oficial). Ex-detetive, Jung-ho virou um proxeneta. Toda noite, ele envia garotas que trabalham para ele a clientes anônimos. Ele começa a suspeitar que algumas querem fugir sem pagar suas dívidas. Essa noite, é Mi-jin que desaparece. O maior sucesso de um filme estreante na bilheteria da Coréia do Sul. Sexta (24): 20h10.

Serras da Desordem De Andréa Tonacci. Brasil. Seleção F3C 2007. Carapirú é um índio nômade que após ter seu grupo familiar massacrado num ataque surpresa de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central. Capturado em novembro de 1988, a dois mil quilômetros de distância de seu ponto de partida, é levado pelo sertanista Sydney Possuelo para Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais, gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade. É identificado como um Guajá por um índio intérprete, órfão de 18 anos, que havia sido resgatado há 10 anos, pelo próprio sertanista, dos maus tratos de um fazendeiro. Mais uma surpresa do destino: os dois índios reconhecem-se como pai e filho, sobreviventes do massacre de 10 anos antes, ambos acreditando-se mortos. O elenco é formado pelas próprias pessoas que viveram os fatos. A exibição terá a presença do diretor. Quarta (22): 19h40, seguida de debate.

SERVIÇO
Cinema da Fundação Rua Henrique Dias, 609, Derby
Fones: 3073.6688/6689/6712/6651
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (acima de 60 anos/estudantes)